INFORMAÇÕES – #cursolabREA

Se você está em busca de um curso para as horas complementares da graduação, que esteja em sintonia com as tendências de inovação em educação, sugerimos o Design Thinking!

Empatia, colaboração e experimentação formam o tripé de valores fundamentais do Design Thinking, abordagem que incentiva a criatividade no processo de aprendizagem e contribui com a inovação na educação.

Curso de 36 horas com certificado, desenvolvido especialmente para estudantes de graduação em Pedagogia e Licenciaturas; estudantes de outras áreas com interesse

O QUE É DESIGN THINKING

Por definição, o Design Thinking é uma abordagem para solução de problemas baseada em processos intencionais colaborativos e experimentais que podem levar à inovação.

Em educação, o Design Thinking favorece o trabalho com competências socioemocionais ao encarar os temas e problemas cotidianos como  oportunidades que podem levar a soluções criativas, seja para a sala de aula, o planejamento pedagógico ou para questões de gestão escolar.

Design Thinking vem sendo utilizado em organizações públicas e privadas no mundo todo e tem por objetivo estimular a cultura de colaboração entre os envolvidos na busca de soluções que resultem em valor percebido pelas pessoas.

PARCERIA COM FACULDADES

Instituições de Ensino Superior interessadas em oferecer e divulgar o #cursolabDT para seus estudantes de graduação podem entrar em contato pelo email contato@educadigital.org.br e solicitar a proposta de parceria. Para cada 20 estudantes matriculados, oferecemos bolsa (scholarship) para 3 professores da instituição.

SOBRE A INICIATIVA

Pensando em tornar mais acessível a abordagem do Design Thinking para o público de educação, o Instituto Educadigitalelaborou em 2014 a tradução e a versão para o Português do material Design Thinking para Educadores, criado pela IDEO, uma das agências de inovação mais reconhecidas e premiadas internacionalmente, com sede no Vale do Silício/Califórnia.

Composto por um livro de orientação e um caderno de atividades, o material é um recurso educacional aberto (REA) e está disponível para download na íntegra ou por capítulos.

SOBRE O CURSO ONLINE

O curso-laboratório Design Thinking para Educadores(#cursolabDT) tem carga-horária de 36h, com módulos temáticos.  O tempo de dedicação semanal é definido pelo próprio participante conforme sua disponibilidade. O ambiente é o Moodle, software livre que favorece a aprendizagem a partir de conteúdos, referências teóricas e atividades interativas. Para receber o certificado, o participante precisa planejar e implementar uma atividade prática, que chamamos de protótipo de oficina baseado no Design Thinking.

PERGUNTAS FREQUENTES

O que são atividades complementares

São atividades exigidas por lei (Resolução CNE nº 1 de 02/02/2004) na grade curricular de cursos de nível superior correlatas ao programa acadêmico. A comprovação é feita mediante a apresentação de certificado de participação na faculdade.Trata-se de uma possibilidade de ampliar conhecimentos e habilidades de formação acadêmica e profissional.

Quem pode se inscrever no CursoLabDT

Estudantes universitários das mais diversas áreas do saber que tenham interesse em atuar com processos educacionais colaborativos por meio do Design Thinking.

Qual o período mais indicado para fazer o curso?

Recomendamos que o curso seja feito por estudantes a partir do 5º semestre (ou 3º ano).

Quais serão os 5 módulos desenvolvidos no curso?

 

  • Contexto da educação
  • Introdução ao Design Thinking e ao Design Thinking para Educadores
  • Descoberta e Interpretação
  • Ideação e Experimentação
  • Mão na massa: crie seu protótipo de oficina
O que é prototipar?

Prototipar é criar protótipos, experimentos, práticas, atividades concretas a partir da aprendizagem que vai ser desenvolvida no curso. No curso, o protótipo será o planejamento e a implementação de uma oficina de Design Thinking pelo participante para um grupo de pessoas que ele escolher.

Como está distribuída a carga horária de 36h?

O curso exige um mínimo de 1h de dedicação diária ou 7h por semana no total de 4 semanas de curso, um módulo por semana. Cada participante organiza e distribui o tempo conforme sua disponibilidade. No 5º módulo, o participante tem 8h para planejar a oficina como protótipo de finalização do curso e até 4 semanas para implementar, registrar e enviar como trabalho final.

Vai ter certificado?

Sim. Todos os participantes que concluírem o curso e realizarem o protótipo final receberão certificado.

Qual o investimento do estudante?

 

R$ 200,00  (duzentos reais) no cartão de crédito ou boleto bancário via Paypal. Valor individual e exclusivo para estudantes de graduação matriculados em qualquer Instituição de Ensino Superior no Brasil.

COORDENAÇÃO DO CURSO

Priscila Gonsales – FellowAshoka, máster em Educação, Família e Tecnologia pela Universidade Pontifícia de Salamanca (Espanha), pós-graduada em Gestão de Processos Comunicacionais pela ECA-USP, especialista em Design Thinking pela ESPM e  graduada em Jornalismo pela Cásper Líbero. Atua na área de educação e tecnologia desde 2001. É cofundadora do Instituto Educadigital(www.educadigital.org.br), que trabalha em prol da educação aberta na cultura digital. É consultora da pesquisa TIC-Educação, realizada anualmente pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, uma das autoras do livro Recursos Educacionais Abertos (www.livrorea.net.br) e editora da versão em Português do material Design Thinking para Educadores.