INFORMAÇÕES – #cursolabDT

O curso laboratório Formação de Facilitadores em Design Thinking para Educadores, o #cursolabDT, é totalmente a distância, com número pequeno de participantes. Se você quer ser um facilitador de DT em contextos educacionais, aproveite! 

TURMA 6 – Começa em dia 27 de março de 2018

Empatia, colaboração e experimentação formam o tripé de valores fundamentais do Design Thinking, abordagem que incentiva a criatividade no processo de aprendizagem e contribui com a inovação na educação.

O curso tem 36 horas, com certificado, e foi desenvolvido pessoas da área de educação ou que atuam em contextos educativos e gostariam de organizar oficinas e de utilizar a abordagem em seus espaços de trabalho ou redes sociais.

O QUE É DESIGN THINKING

Por definição, o Design Thinking é uma abordagem para solução de problemas baseada em processos intencionais colaborativos e experimentais que podem levar à inovação.

Em educação, o Design Thinking favorece o trabalho com competências socioemocionais ao encarar os temas e problemas cotidianos como  oportunidades que podem levar a soluções criativas, seja para a sala de aula, o planejamento pedagógico ou para questões de gestão escolar.

Design Thinking vem sendo utilizado em organizações públicas e privadas de educação no mundo todo e tem por objetivo estimular a cultura de colaboração entre os envolvidos, a autonomia e autoria na busca de soluções que resultem em valor percebido pelas pessoas.

ATUAÇÃO EM REDE

O curso é uma oportunidade para pessoas de diferentes cidades do Brasil e até do mundo poderem trocar experiências sobre o novo modelo mental que o Design Thinking traz para a educação. Trata-se de uma oportunidade para atuarmos em rede e levarmos a abordagem para mais educadores, mais estudantes, mais escolas e mais profissionais que atuam em educação.
Ao final do curso, você pode se tornar Facilitador(a) Associado(a) do Instituto Educadigital. 

SOBRE A INICIATIVA

Pensando em tornar mais acessível a abordagem do Design Thinking para o público de educação, o Instituto Educadigital elaborou em 2014 a tradução e a versão para o Português do material Design Thinking para Educadores, criado pela IDEO, uma das agências de inovação mais reconhecidas e premiadas internacionalmente, com sede no Vale do Silício/Califórnia.

Composto por um livro de orientação e um caderno de atividades, o material é um recurso educacional aberto (REA) e está disponível para download na íntegra ou por capítulos.

SOBRE O CURSO ON-LINE

O curso laboratório Design Thinking para Educadores Formação de Facilitadores (#cursolabDT) tem carga-horária de 36h, com módulos temáticos começando a cada semana.  O tempo de dedicação semanal é definido pelo próprio participante conforme sua disponibilidade. O ambiente é o Moodle, software livre que favorece a aprendizagem a partir de conteúdos, referências teóricas e atividades interativas. Periodicamente, agendamos encontros em tempo real (hangouts) para conversar sobre os temas e entrevistar pessoas convidadas que atuam na área. Para receber o certificado, o participante precisa planejar e implementar/realizar uma atividade prática de DT, que chamamos de protótipo de oficina.

PERGUNTAS FREQUENTES

Quais serão os 5 módulos desenvolvidos no curso?
  • Contexto da educação
  • Introdução ao Design Thinking e ao Design Thinking para Educadores
  • Descoberta e Interpretação
  • Ideação e Experimentação
  • Mão na massa: crie seu protótipo de oficina

 

É um curso para quem está no mercado?

Sim, é um curso para quem está trabalhando, estudando, buscando desenvolver habilidades e refletir sobre questões essenciais para atuar na área de educação ou em situações educativas dentro de empresas e instituições diversas. Para pessoas que acreditam em processos colaborativos e cocriativos.

Quem pode se inscrever?

Profissionais das mais diversas áreas do saber e estudantes universitários que atuem ou tenham interesse em atuar na facilitação de processos educativos colaborativos.

Como está distribuída a carga horária de 36h?

O curso exige um mínimo de 1h de dedicação diária ou 7h por semana no total de 4 semanas de curso, um módulo por semana. Cada participante organiza e distribui o tempo conforme sua disponibilidade. No 5o módulo, o participante tem 8h para preparação da oficina como protótipo de finalização do curso e até 4 semanas para implementar, registrar e enviar como trabalho final.
Teremos Wiki coletiva e hangouts ao vivo com convidados!

Afinal, o que é prototipar?

Prototipar é criar protótipos, experimentos, práticas, atividades concretas a partir da aprendizagem que vai ser desenvolvida no curso. No curso, o protótipo será a criação e a implementação de uma oficina de DT pelo participante para um grupo de pessoas que ele escolher.

Como está distribuída a carga horária de 36h?

O curso exige um mínimo de 1h de dedicação diária ou 7h por semana no total de 4 semanas de curso, um módulo por semana. Cada participante organiza e distribui o tempo conforme sua disponibilidade. No 5º módulo, o participante tem 8h para planejar a oficina como protótipo de finalização do curso e até 4 semanas para implementar, registrar e enviar como trabalho final.

Vai ter certificado?

Certificado: serão conferidos certificados de conclusão de curso aos participantes que realizarem a entrega dos registros do protótipo de fim de curso. O certificado será enviado por email. Entregas fora do prazo terão taxa de avaliação, conforme informado.

Qual o investimento?

Desde 2015, o Instituto Educadigital oferece o curso de formação para facilitadores, o primeiro totalmente on-line no Brasil, com moderação, e voltado para profissionais de todas as áreas do saber interessados em mediar processos educacionais colaborativos em escolas, ONGs, empresas e demais instituições. Saiba mais sobre o curso aqui

Investimento no curso: R$ 800,00
Professores da rede pública de educação: bolsa de 20% sobre o valor

Módulos online: 27/03/2018 e vai até 30/04/2018 (com moderação e acompanhamento constante)
Prazo para realização do protótipo: de 02/05/2018 a 08/06/2018

Data de entrega final dos registros do protótipo (conclusão e certificação): 15/06/2018
Para entregas de protótipo fora do prazo, haverá uma taxa de R$ 350,00

Termos e condições – acesse aqui

Qual o email para mais informações?

Para outras informações, envie-nos um email: cursolab@educadigital.org.br

COORDENAÇÃO DO CURSO

Priscila Gonsales – FellowAshoka, máster em Educação, Família e Tecnologia pela Universidade Pontifícia de Salamanca (Espanha), pós-graduada em Gestão de Processos Comunicacionais pela ECA-USP, especialista em Design Thinking pela ESPM-SP e graduada em Jornalismo pela Cásper Líbero. Atua na área de educação e tecnologia desde 2001. É cofundadora do Instituto Educadigital, consultora da pesquisa TIC-Educação, realizada anualmente pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, professora de Design Thinking na pós-graduação Formação Integral do Instituto Singularidades, uma das autoras do livro Recursos Educacionais Abertos, coautora do livro-guia Como Implementar uma Política de Educação Aberta, editora da versão em Português do material Design Thinking para Educadores e autora do livro Design Thinking e a Ritualização de Boas Práticas Educativas.

FACILITADORA DO CURSO

Ana Marcia Paiva – Mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local com foco Letramento Digital. Especialista em Design Instrucional e Educação. Graduada em Processamento de Dados. Professora dos níveis Fundamental, Medio, Superior e Pós-graduação. Coodenadora didática do Ensino Fundamental II e Médio. Facilitadora associada do Design Thinking para Educadores no Instituto Educadigital.