Quantos cliques de imagem você já deu hoje em seu celular? Seu aparelho multifuncional smartphone tem sido mais câmera fotográfica do que telefone nos últimos tempos?

 

Por Priscila Gonsales e Roberta Dabab*

 

phone-690091_1280Já está tão no automático que quase nem paramos para pensar em como fotografamos pessoas e objetos a todo instante e subimos essas imagens nas diversas redes sociais on-line. Outro dia, em uma oficina de Design Thinking para Educadores, ouvimos de uma aluna do Ensino Médio, enquanto procurava o protótipo em vídeo produzido pelo seu grupo ao conectar o cabo do celular no computador: “Vamos ver se consigo achar, tenho mais de 2.500 fotos aí!”

A comunicação sempre foi, ao longo de toda a humanidade, fundamental para as relações humanas, mas o que vemos agora é a mediação dessas relações serem cada vez mais lideradas pelos aparelhos e dispositivos eletrônicos. A imagem virou mídia soberana; o olho o órgão dominante. Mas será que podemos usar nossa percepção e expressão — e por que não — nossa autoria para gerar criações com mais qualidade estética? Que possam ter a arte como ponto focal, instigando sensibilidade por parte de quem as produziu e de quem vai contemplar?

Esse é o mote do novo curso Design Thinking e a Educação na Sociedade Aparelhada, que agendamos para os dias 9 e 10 de março em São Paulo. Vamos unir os conceitos de empatia, colaboração e experimentação do DT com a ideia de uma sociedade aparelhada e dialógica, isto é, capaz de produzir imagens como resultado de uma postura criativa, livre de um olhar para os excessos e de representações óbvias. Algo que nos incentiva a primeiro refletir e interpretar aquilo que pretendemos representar.

Uma vez que vivemos cercados pelos aparelhos e suas programações, a emancipação humana poderá vir da busca de um diálogo com a tecnologia, com a arte, e a abertura para o novo, o erro , o diálogo. Trata-se de uma motivação para ampliarmos as possibilidades de inter-relacionar comunicação e educação. E esse movimento, claro, tem tudo a ver com Design Thinking.

Informações:  Design Thinking e a Educação na Sociedade Aparelhada
curso de 12 horas com saída fotográfica (tragam seus celulares!)
Dia 9 de março, das 14h -18h Dia 10 de março, das 9h-18h
Inscrições: www.gg.gg/DT-Sociedade

*Priscila Gonsales é diretora-executiva do Instituto Educadigital
*Roberta Dabdab é pesquisadora, artista visual e fotógrafa, desenvolve o projeto OJE – O Jovem Aparelhado

Share This