Abordagem baseada na empatia, colaboração e experimentação pode chegar ao currículo de formação inicial de docentes nas universidades federais brasileiras

 

CleuniceMEC

Bruna Nunes, Priscila Gonsales e Cleunice Rehem, em reunião no MEC

A diretora-executiva do Educadigital, Priscila Gonsales, e a coordenadora e articuladora Rio de Janeiro do Educadigital, Bruna Nunes, estiveram reunidas com Cleunice Matos Rehem, coordenadora-geral de Fluxos e Procedimentos Regulatórios da Secretaria de Regulação e Supervisão do Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC). A pauta foi o desejo de levar a formação em Design Thinking para Educadores, desenvolvida pelo Educadigital desde 2014, para os programas de licenciaturas e pedagogia das universidades federais.

Cleunice contou da experiência inovadora que vem sendo desenvolvida pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSBA), inaugurada em 2014 e localizada nas cidades baianas de Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas. Cada campus, coordena uma rede de colégios universitários para que os estudantes universitários possam

A UFSBA teve seu projeto construído de forma coletiva, com participação direta da comunidade local em audiências públicas, seminários acadêmicos e oficinas de trabalho, além de visitas técnicas a todos os municípios da região, realizados entre outubro de 2011 e dezembro de 2012. Dentre os princípios elencados no projeto, está a diversidade metodológica e de áreas de formação, além de interface sistêmica com a Educação Básica, por meio da Rede de Colégios Universitários (CUNI) instalados em escolas públicas em 36 municípios na região, mediante convênio com a Secretaria Estadual de Educação.

grupoJornada

Cleunice Rehem e o grupo de participantes do curso Design Thinking e a Jornada do Herói na Educação

Justamente pela experiência singular de incentivar diretamente a prática dos estudantes na CUNI, Cleunice gostaria que um piloto da formação em DT fosse realizado na UFSBA. Para conhecer de perto um dos cursos que o Educadigital oferece, a coordenadora esteve em São Paulo nos dias 24 e 25 de março para participar do curso Design Thinking e a Jornada do Herói na Educação. “O curso é maravilhoso, só vai agregar à formação de nossos alunos! Temos que pensar em como envolver também as redes municipais de educação da região que certamente vão se interessar”, relatou Cleunice assim ao final do curso.

Confira as fotos do curso Design Thinking e a Jornada do Herói na Educação, clique aqui

Share This