Iniciativas a distância desenvolvidos pelo Educadigital foram apresentados em congressos no Brasil e no Uruguai

 

anillaPri Design Thinking para Educadores é uma abordagem essencialmente visual e presencial, em que as trocas, as conversas, o uso de post-its e outros objetos manuseáveis são o ponto chave das oficinas, workshops e outras modalidades de formação. Desde 2014, quando o Educadigital trouxe o material para o Brasil, mais de 40 formações presenciais foram realizadas em diferentes instituições, de escolas, ONGs a universidades. O lançamento do primeiro curso online sobre o tema, focado na formação de facilitadores, ocorreu um ano depois, em 2015, e hoje já estamos finalizando a Turma 2 e com previsão de lançar a Turma 3 no segundo semestre de 2016.

Criar uma versão online para uma metodologia de formação totalmente baseada no contato presencial em qualquer circunstância vai ser sempre um desafio. No nosso caso não foi diferente. Como trabalhamos com software livre, como o Moodle, sabíamos que ainda teríamos mais esse fator, já que o AVA (ambiente virtual de aprendizagem) tem uma estrutura previamente preparada para facilitar o trabalho de quem quer oferecer cursos. Mas, como procuramos sempre em nosso trabalho buscar novas formas de buscar, criar e adaptar caminhos possíveis, nossas iniciativas online tem por objetivo preservar a dinâmica de acolhimento, proximidade e troca que temos em nossas formações presenciais.

Foi um pouco sobre esse enfoque, além de apresentar o Design Thinking para Educadores como uma abordagem criativa para o ensino e a aprendizagem, que participamos de dois congressos em maio. Um deles, o Moodle Moot, tradicional evento para programadores e usuários do software, que ocorreu em São Paulo, na Universidade Mackenzie. Além dos cursos online de DT que estamos desenvolvendo, próprios ou em parceria com outras instituições como o Instituto Alana, também apresentamos a iniciativa do #ConexãoIED, que visa oferecer um serviço de mentoria online, em formato coletivo, tendo como foco a educação para o desenvolvimento humano.

Em sua 3a edição, o Congresso Internacional Online Educação e Novos Meios, realizado pela Anilla Cultural Latino-America Europa, com sede no Uruguai, contou com a participação da diretora-executiva do Educadigital, Priscila Gonsales, como uma das palestrantes oficiais da programação. Ela aproveitou a oportunidade para lançar a versão em espanhol do curso online de DT para Educadores, com previsão de início para o segundo semestre de 2016.

Leia artigo de Priscila Gonsales: Esqueça o “fora da caixa”, mas tente sair da sua zona de conforto
Leia nosso Relatório de Atividades e veja onde já fizemos formação em DT para Educadores

Priscila Gonsales
Co-founder and director na Instituto Educadigital
Priscila Gonsales
%d blogueiros gostam disto: