IBM, PUC-SP e Educadigital organizam em parceria workshop em São Paulo reunindo professores e gestores para cocriação de ideias sobre o tema 

 

 

Encontro de cocriação na IBM-SP

Encontro de cocriação na IBM-SP

No dia 30 de novembro, na sede da IBM, em São Paulo, profissionais da educação, atuantes em redes públicas e privadas participaram de um encontro de cocriação a partir de uma imersão em Inteligência Artificial.  Cada participante tinha pouco ou nenhum conhecimento sobre o tema. A ideia central foi compreender o alcance dessa tecnologia para poder pensar como podemos nos relacionar com ela de forma saudável, procurando contemplar os apoios que ela pode oferecer e, claro, as limitações.

Para estruturar o encontro e as atividades, a abordagem do Design Thinking,  focada em empatia, criatividade, colaboração e experimentação. O DT busca criar uma cultura de inovação baseada no ser humano, isto é, sempre as pessoas envolvidas devem estar no centro do processo. O DT transforma o tradicional mindset baseado em “fazer para” para o de “fazer com” e vem sendo utilizado nas mais diversas áreas, de negócios ao terceiro setor e tem por objetivo incentivar a busca de soluções que resultem em valor percebido.

24274061_292968631223965_9191268848534290432_n

Robô open source da IBM, o TJBot

Ao encarar os temas e problemas cotidianos como desafios, é possível pensar em oportunidades que levem a soluções criativas. O Design Thinking é muito eficiente ao propor o trabalho em grupos para valorizar a troca e a colaboração. A primeira parte do encontro contou com uma apresentação do Thiago Soares, da IBM, sobre as soluções de Inteligência Artificial que já estão disponíveis por meio da tecnologia Watson. Para a escuta atenta dos exemplos apresentados, foram propostas as seguintes perguntas norteadoras:

  • Quais foram os problemas que a ideia/solução resolveu?
  • Quais os caminhos utilizados? Como poderiam ser utilizados em outros contextos?
  • Quais as estratégias?
  • Quais as inspirações?

Como resultado desse primeiro encontro entre educadores, o Educadigital e a PUC-SP estão organizando um relatório aberto, que ficará disponível online, com o objetivo de enfatizar a importância cada vez mais significativa de a educação se preparar para educar pessoas para tipos de competências e habilidades que não serão substituídas pelas máquinas. Se operadores de telemarketing, motoristas e recepcionistas são algumas das ocupações com dias contados, outras, cujo ponto focal seja o cuidado ou a habilidade de se relacionar com seres humanos tendem a crescer.

20171130_191245

Grupo de educadores participantes do encontro

O relatório vai apontar, ainda, algumas das preocupações relacionadas a questões éticas que precisam ser consideradas, questões estas que  estão sendo pontuadas no mundo todo. Personalidades notórias como o físico Stephen Hawking e, até o momento, outras 8 mil pessoas assinaram uma carta aberta chamando a atenção para o uso responsável da IA em benefício da humanidade. Temas como “até que ponto” as informações pessoais podem ser colhidas ou usadas para outros fins, a privacidade,  a segurança, a exposição de crianças e jovens e questões que nem podem ser consideradas neste momento, precisam ser aprofundadas e debatidas, em especial, pelos educadores, pais e pela sociedade como um todo.

 

Priscila Gonsales
Co-founder and director na Instituto Educadigital
Priscila Gonsales
%d blogueiros gostam disto: