Atividades do mês foram diversificadas e envolveram desde instituições até o público em geral para conhecer as etapas do DT no processo educativo e prototipar melhorias para problemas cotidianos 

 

As formações de DT para Educadores em novembro encerraram as atividades de 2017 da iniciativa. Para 2018, estão previstas algumas novidades, como curso on-line para estudantes de pedagogia e licenciaturas, além de novas edições do #cursolabDT para pessoas interessadas em se tornar facilitadores da abordagem do DT e do curso que associa a Jornada do Herói. Saiba mais como foram as atividades de DT do último mês:

DTJornadaMetoDesign Thinking e a Jornada do Herói na Educação
Curso especial desenvolvido em 2017, que teve 3 edições, sendo duas em São Paulo e uma no Rio de Janeiro. A última foi nos dias 10 e 11 de novembro, em parceria com a Universidade Metodista de São Paulo, no campus Vergueiro, em São Bernardo do Campo. O mote das atividades foi a célebre frase de Paulo Freire: “a educação não muda o mundo, a educação muda pessoas, pessoas mudam o mundo”. Por meio de uma mandala baseada na Jornada do Herói, os participantes interpretaram as informações sobre as pessoas envolvidas em seu desafio, com muita ênfase nas atitudes empáticas e colaboração para gerar ideias que pudessem de fato fazer sentido para a vida daquelas pessoas.

 

dtnescafePerspectivas para o jovem do campo
A diretora-executiva do Educadigital, Priscila Gonsales, que também é fellow Ashoka, foi convidada para facilitar um encontro de cocriação de ideias para um futuro projeto que pretende contribuir no fortalecimento do jovem do campo, meninos e meninas que moram na zona rural e estão envolvidos na agricultura familiar do café. O projeto terá apoio institucional da Nescafé. O evento ocorreu dia 14 de novembro na cidade de Araras-SP e contou com a participação de cerca de 25 pessoas envolvidas com a temática, dentre elas, produtores, especialistas baristas, fellows Ashoka que atuam em empreendedorismo rural, funcionários da Nescafé. Houve registro gráfico do processo pela Camila Vieira

 

WhatsApp Image 2017-11-26 at 17.23.58Trabalho com significado
Dia 21 de novembro foi a vez dos consultores de Design Educacional do Senac São Paulo conhecerem melhor o potencial da abordagem do DT para refletir sobre possibilidades de uso em seu cotidiano de atividades, como também apoiar um processo de busca de melhorias para situações de convivência, empatia e colaboração no ambiente de trabalho. Para favorecer a concentração na atividade, a oficina foi realizada fora da unidade sede, no Senac Lapa, na rua Tito.

 

 

 

DTMackDesign Thinking e a Inovação Aberta na Educação 
A última oficina do ano, no dia 24 de novembro, foi realizada em parceria com o Colégio Presbiteriano Mackenzie e contou com a presença de vários educadores, muitos deles do próprio Mackenzie, além de 4 estudantes do Ensino Médio, que tornaram o encontro ainda mais especial. O mote foi a educação aberta, de que forma as atitudes de colaborar e compartilhar podem favorecer a construção de um processo de ensino e aprendizagem ainda mais inovador. Dentre os protótipos, o “colaboragenda”, um projeto de compartilhamento de problemas que acontecem na escola e que podem ser resolvidos pelo grupo a partir da organização de  prioridades.

Priscila Gonsales
Co-founder and director na Instituto Educadigital
Priscila Gonsales
%d blogueiros gostam disto: