Formação online sobre Mídias, Educação e Cidadania na Cultura Digital propõe aprendizagem
colaborativa para inovar e prototipar a partir de conteúdos e reflexões em grupo com base
na abordagem do Design Thinking

 

Logotipo_GE_IED_4_bO Instituto Educadigital, organização da sociedade civil especializada em educação aberta na cultura digital, inicia hoje o processo seletivo para o Curso-Laboratório Online de Mídias, Educação e Cidadania na Cultura Digital, com início previsto para 20 de abril. Trata-se de um espaço de aprendizagem colaborativa que estimula e permite a todos os participantes, de forma ativa, aprender em grupo a inovar e prototipar, a partir de conteúdos disponíveis online, referências teóricas e atividades interativas.  

No Curso-Laboratório, com duração prevista de 8 meses, teoria e prática se encontram, tendo como suporte conteúdos e mediação/facilitação do Instituto Educadigital. Conversas com especialistas convidados também serão constantes, promovendo a troca de experiências. Assim que se matricular no curso, cada participante recebe um “Plano de Estudos” para construir seu próprio “Percurso Individual”, ou seja, vai registrar todo o processo de participação, envolvendo pesquisa, análise, interação e experimentação prática (prototipagem) até chegar ao seu objetivo.

Os temas de estudo, dentro das áreas “Mídias, Cidadania e Educação”, são: Cultura digital e cultura livre; Comunicação: discursos e narrativas contemporêneas em disputa na web; Diversidade cultural e identidade local; Educação e inovação; Participação política e cidadã.

Cabe ao participante decidir sua carga horária de dedicação, sendo que o mínimo é de 2 horas por semana horas. Os percursos individuais, assim como as produções criadas durante o processo serão avaliados para a entrega de certificação.

Gostaria de participar? Clique aqui e acesse a ficha de interesse 


Veja aqui as principais perguntas e respostas:  

É um curso para quem está no mercado?

Sim, é um curso para quem está trabalhando, estudando, buscando avançar na formação, buscando desenvolver habilidades e refletir sobre questões essenciais para diferentes áreas, independentemente da idade ou da maturidade profissional. Vamos tratar de temas contemporâneos, de desafios recorrentes que cultura digital nos propõe, o que é comum a todos os que estão no mercado. E fazemos isso com a expertise que a equipe do Educadigital carrega na prototipagem de seus projetos e de parceiros.

Afinal, o que é prototipar?

Prototipar é criar protótipos, experimentos, práticas, atividades concretas a partir da aprendizagem que vai ser desenvolvida no curso. Os protótipos podem ser produções, processos, metodologias, enfim, o importante é colocar em prática simultânea aos estudos.

Quem pode se inscrever?

– Educadores (estudantes ou profissionais)
– Comunicadores (estudantes ou profissionais)
– Profissionais que trabalham com mídia e educação em diferentes campos, não apenas educadores e comunicadores diplomados ou que estejam estudando formalmente
–  Profissionais com perfil empreendedor nas áreas de educação e mídia e conectad@ com discussões e debates que envolvem cidadania e cultura digital

 Quais serão as temáticas desenvolvidas no curso?

– Cultura digital e cultura livre
– Comunicação: discursos e narrativas contemporêneas em disputa na web
– Diversidade cultural e identidade local
– Educação e inovação
– Participação política e cidadã

Quais os conteúdos em cada um dos temas principais ?

Mídias
Redes sociais digitais (abertas e fechadas)
Narrativas digitais: tendências, cases e como fazer
Novas mídias x liberdade de expressão
Jornalismo Público e Cidadão
Formas de visualizar a informação: design, dados e narrativas
Cidadania
Participação política
Cidades conectadas
Cultura de doar e financiamento coletivo
Hackerativismo
Advocacy e empreendedorismo social
Educação
Recursos Educacionais Abertos
Design Thinking para Educadores
Objetos digitais de aprendizagem e sala de aula invertida
Avaliação de projetos com tecnologias digitais
O que é inovar em educação?


Quem são as mediadoras?

Débora Sebriam – Educadora, mestre em Engenharia de Mídias para a Educação pela Universidade Técnica de Lisboa, Université de Poitiers e Universidad Nacional de Educación a Distancia – Madri. Atua com integração de tecnologias ao currículo, tecnologias e formação de professores, inovação pedagógica. Coordenadora de Educação com Tecnologias Digitais no Colégio Pioneiro, em São Paulo, tem liderado ações de formação de educadores para uso de Recursos Educacionais Abertos e apoio à criação e desenvolvimento de políticas públicas de educação aberta.

Giulliana Bianconi – Jornalista multimídia independente, planeja e desenvolve, para diversas organizações, estratégias e conteúdos digitais (narrativas) que reforçam a articulação em rede e têm potencial de fortalecer causas. Como consultora e facilitadora, também realiza formações de comunicação digital e cultura livre para organizações como  Instituto Rio, Fundação Ford, Rede de Fundos Independentes para a Justiça Social e Fundo Brasil de Direitos Humanos.

Priscila Gonsales – Fellow Ashoka, máster em Educação, Família e TIC pela Universidade Pontifícia de Salamanca (Espanha), cursou Design Thinking no Centro de Inovação e Criatividade da ESPM-SP, pós-graduada em Comunicação e Educação pela ECA-USP e graduação em Jornalismo. Co-fundadora do Instituto EducaDigital, atua na área de educação e cultura digital desde 2001, foi coordenadora do Programa Educarede no CENPEC. Em 2012 integrou o comitê brasileiro no Congresso Internacional sobre Recursos Educacionais Abertos da Unesco, em Paris (França). Editou e organizou a versão em Português do material Design Thinking para Educadores e, desde 2014 vem realizando formações de educadores de escolas públicas e privadas e em universidades.

Qual o investimento?

R$ 200,00 por mês

Informações
contato@educadigital.org.br

Gostou? Quer participar? Clique aqui e acesse a ficha de interesse

Share This