Por Priscila Gonsales

 

Primeiramente, vou direto ao lead: existe outro material de apoio em Português sobre design thinking na educação! :-)))

Não é demais? Agora, segura um pouco a curiosidade (adoro remixes! rs), para eu poder explicar o contexto e logo volto no lead aí de cima, OK?

A primeira vez que sentamos as duas para conversar já foi uma conexão daquelas! Sabíamos bem pouco uma da outra,  eu até que sabia um pouco mais, afinal ela havia sido Secretária de Desenvolvimento Sustentável do estado de Santa Catarina! E o papo rolou: educação digital, inovação centrada nas pessoas, educadores e estudantes autores na cultura digital. Deu liga. Percebi que nos entenderíamos bem desde aquele dia.

Minha interlocutora era a Lúcia Dellagnelo, atualmente diretora-presidente do CIEB, um centro de inovação para a educação brasileira que acaba de nascer inspirado em instituições semelhantes em outros países. O desafio do CIEB não é nada simples: articular múltiplos atores em prol de uma cultura de inovação na educação, considerando as reais necessidades do sistema de ensino brasileiro. Apesar de mantido financeiramente por fundações empresariais, o CIEB se constitui por meio de uma governança compartilhada entre iniciativa privada e poder público.

Depois da conversa inicial que tivemos, para falar de REA e licenças flexíveis, estive com Lúcia em outros momentos igualmente instigantes, como nos encontros da OGP (Parceria para Governo Aberto) e MEC  sobre recursos digitais na educação e recentemente no Conecte-C, um evento mensal de 2h organizado pela equipe do CIEB que promove conversas e prototipagens sobre possibilidades disruptivas para a educação com tecnologia digital entre educadores, profissionais da área social de educação e empreendedores (startups). Estava mais do que na hora de incentivar esse diálogo. Quero acompanhar de perto!
guiaPensamentoCriativo
Mas o que Lúcia tem a ver com o material sobre DT na educação que eu citei acima? Tudo! Lúcia tem a inovação como pauta não é de hoje! Ela me contou que durante sua gestão como secretária em Santa Catarina, foi lançado um material para educadores com o mote da educação para a sustentabilidade, totalmente baseado no DT!  Batizado de Pensamento Criativo, envolve guia para professor e estudante, além de sugestões de planos de projetos. Disponível gratuitamente para download desde 2013, um ano antes de lançarmos o Design Thinking para Educadores, vale conferir clicando na imagem ao lado.

 

Oficinas DT para Educadores em  junho 

Design Thinking e a educação para o desenvolvimento humano (Colégio Dante Alighieri)

Design Thinking para Educadores – conceito e prática (ETEC-Pirituba)

Desing Thinking, criatividade e projeto de vida (Colégio Elvira Brandão)

Design Thinking e ética digital: construindo relações e soluções (Colégio Pioneiro) 

Share This