INFORMAÇÕES – #cursolabDT

O curso laboratório Formação de Facilitadores em Design Thinking para Educadores, o #cursolabDT, é totalmente a distância e autoformativo. Momentos de feedback e avaliação individuais serão previamente agendados. Se você quer ser um facilitador de DT em contextos educacionais, aproveite! 



Empatia, colaboração e experimentação formam o tripé de valores fundamentais do Design Thinking, abordagem que incentiva a criatividade no processo de aprendizagem e contribui com a inovação na educação.

O curso tem 36 horas, com certificado, e foi desenvolvido pessoas da área de educação ou que atuam em contextos educativos e gostariam de organizar oficinas e de utilizar a abordagem em seus espaços de trabalho ou redes sociais.

O QUE É DESIGN THINKING

Por definição, o Design Thinking é uma abordagem para solução de problemas baseada em processos intencionais colaborativos e experimentais que podem levar à inovação.

Em educação, o Design Thinking favorece o trabalho com competências socioemocionais ao encarar os temas e problemas cotidianos como  oportunidades que podem levar a soluções criativas, seja para a sala de aula, o planejamento pedagógico ou para questões de gestão escolar.

Design Thinking vem sendo utilizado em organizações públicas e privadas de educação no mundo todo e tem por objetivo estimular a cultura de colaboração entre os envolvidos, a autonomia e autoria na busca de soluções que resultem em valor percebido pelas pessoas.

ATUAÇÃO EM REDE

O curso é uma oportunidade para pessoas de diferentes cidades do Brasil e até do mundo poderem trocar experiências sobre o novo modelo mental que o Design Thinking traz para a educação. Trata-se de uma oportunidade para atuarmos em rede e levarmos a abordagem para mais educadores, mais estudantes, mais escolas e mais profissionais que atuam em educação.
Ao final do curso, você pode se tornar Facilitador(a) Associado(a) do Instituto Educadigital. 

SOBRE A INICIATIVA

Pensando em tornar mais acessível a abordagem do Design Thinking para o público de educação, o Instituto Educadigital elaborou em 2014 a tradução e a versão para o Português do material Design Thinking para Educadores, criado pela IDEO, uma das agências de inovação mais reconhecidas e premiadas internacionalmente, com sede no Vale do Silício/Califórnia.

Composto por um livro de orientação e um caderno de atividades, o material é um recurso educacional aberto (REA) e está disponível para download na íntegra ou por capítulos.

SOBRE O CURSO ON-LINE

O curso laboratório Design Thinking para Educadores Formação de Facilitadores (#cursolabDT) tem carga-horária de 36h, com módulos temáticos.  O tempo de dedicação semanal é definido pelo próprio participante conforme sua disponibilidade. O ambiente é o Moodle, software livre que favorece a aprendizagem a partir de conteúdos, referências teóricas e atividades interativas. Para receber o certificado, o participante precisa planejar e implementar/realizar uma atividade prática de DT, que chamamos de protótipo de oficina. Participantes devem agendar mentoria remota e síncrona para o planejamento e/ou a avaliação da oficina protótipo realizada. 

PERGUNTAS FREQUENTES

Quais serão os 5 módulos desenvolvidos no curso?
 

 

  • Contexto da educação
  • Introdução ao Design Thinking e ao Design Thinking para Educadores
  • Descoberta e Interpretação
  • Ideação e Experimentação
  • Mão na massa: crie seu protótipo de oficina

 

É um curso para quem está no mercado?
Sim, é um curso para quem está trabalhando, estudando, buscando desenvolver habilidades e refletir sobre questões essenciais para atuar na área de educação ou em situações educativas dentro de empresas e instituições diversas. Para pessoas que acreditam em processos colaborativos e cocriativos.
Quem pode se inscrever?
Profissionais das mais diversas áreas do saber e estudantes universitários que atuem ou tenham interesse em atuar na facilitação de processos educativos colaborativos.
Como está distribuída a carga horária de 36h?

O curso exige um mínimo de 1h de dedicação diária ou 7h por semana no total de 4 semanas de curso, um módulo por semana. Cada participante organiza e distribui o tempo conforme sua disponibilidade. No 5o módulo, o participante deve planejar a oficina como protótipo de finalização do curso e implementar, registrar e agendar feedback e/ou mentoria para planejamento e avaliação.

Afinal, o que é prototipar?
Prototipar é criar protótipos, experimentos, práticas, atividades concretas a partir da aprendizagem que vai ser desenvolvida no curso. No curso, o protótipo será a criação e a implementação de uma oficina de DT pelo participante para um grupo de pessoas que ele escolher.
Vai ter certificado?

Certificado: serão conferidos certificados de conclusão de curso aos participantes que realizarem a oficina-protótipo de fim de curso e agendarem feedback/mentoria para o planejamento e a avaliação.

Qual o email para mais informações?
 

 

Para outras informações, envie-nos um email: cursolab@educadigital.org.br

COORDENAÇÃO DO CURSO

Priscila Gonsales – FellowAshoka, doutoranda em Linguagens e Tecnologias na UNICAMP, mestre em IA e Impactos Sociais na PUC-SP, máster em Educação, Família e Tecnologia pela Universidade Pontifícia de Salamanca (Espanha), pós-graduada em Gestão de Processos Comunicacionais pela ECA-USP, especialista em Design Thinking pela ESPM-SP e graduada em Jornalismo pela Cásper Líbero. Atua na área de educação e tecnologia desde 2001. É cofundadora do Instituto Educadigital, consultora da pesquisa TIC-Educação, realizada anualmente pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, professora de Design Thinking na pós-graduação Formação Integral do Instituto Singularidades, editora da versão em Português do material Design Thinking para Educadores e autora do livro Design Thinking e a Ritualização de Boas Práticas Educativas.

FACILITADORA DO CURSO

Ana Marcia Paiva – Mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local com foco Letramento Digital. Especialista em Design Instrucional e Educação. Graduada em Processamento de Dados. Professora dos níveis Fundamental, Medio, Superior e Pós-graduação. Coodenadora didática do Ensino Fundamental II e Médio. Facilitadora associada do Design Thinking para Educadores no Instituto Educadigital.
Share This