INFORMAÇÕES – #cursolabDT Universitários

Se você está em busca de um curso para as horas complementares da graduação, que esteja em sintonia com as tendências de inovação em educação, sugerimos o Design Thinking!

Empatia, colaboração e experimentação formam o tripé de valores fundamentais do Design Thinking, abordagem que incentiva a criatividade no processo de aprendizagem e contribui com a inovação na educação.

Curso de 24 horas com certificado, desenvolvido especialmente para estudantes de graduação em Pedagogia e Licenciaturas; estudantes de outras áreas com interesse em atuar em educação também podem participar.

O curso está aberto para inscrições a partir de 28/08/2018, e o prazo de entrega do “protótipo final” para receber o certificado é 05/11/2018

O QUE É DESIGN THINKING

Por definição, o Design Thinking é uma abordagem para solução de problemas baseada em processos intencionais colaborativos e experimentais que podem levar à inovação.

Em educação, o Design Thinking favorece o trabalho com competências socioemocionais ao encarar os temas e problemas cotidianos como  oportunidades que podem levar a soluções criativas, seja para a sala de aula, o planejamento pedagógico ou para questões de gestão escolar.

Design Thinking vem sendo utilizado em organizações públicas e privadas no mundo todo e tem por objetivo estimular a cultura de colaboração entre os envolvidos na busca de soluções que resultem em valor percebido pelas pessoas.

PARCERIA COM FACULDADES

Instituições de Ensino Superior interessadas em oferecer e divulgar o #cursolabDT para seus estudantes de graduação podem entrar em contato pelo email contato@educadigital.org.br e solicitar a proposta de parceria. Para cada 10 estudantes matriculados, oferecemos bolsa (scholarship) para 3 professores da instituição.

SOBRE A INICIATIVA

Pensando em tornar mais acessível a abordagem do Design Thinking para o público de educação, o Instituto Educadigitalelaborou em 2014 a tradução e a versão para o Português do material Design Thinking para Educadores, criado pela IDEO, uma das agências de inovação mais reconhecidas e premiadas internacionalmente, com sede no Vale do Silício/Califórnia.

Composto por um livro de orientação e um caderno de atividades, o material é um recurso educacional aberto (REA) e está disponível para download na íntegra ou por capítulos.

SOBRE O CURSO ONLINE

O curso-laboratório Design Thinking para Educadores (#cursolabDT) para estudantes universitários tem carga-horária de 24h, com 5 módulos temáticos.  O tempo de dedicação semanal é definido pelo próprio participante conforme sua disponibilidade. O ambiente é o Moodle, software livre que favorece a aprendizagem a partir de conteúdos, referências teóricas e atividades interativas. Para receber o certificado, o participante precisa planejar e implementar uma atividade prática, que chamamos de protótipo baseado no Design Thinking.
O que você vai aprender?
Módulo 1 – Contexto da educação – relação do Design Thinking com as competências da BNCC
Módulo 2 – O que é Design Thinking – conceito e histórico
Módulo 3 – Descoberta e Interpretação – a empatia como foco no Design Thinking
Módulo 4 – Ideação e Experimentação – brainstorming e prototipagem
Módulo 5 – Mão na Massa – atividade prática de conclusão de curso, o seu “protótipo”

PERGUNTAS FREQUENTES

O que são atividades complementares

 

São atividades exigidas por lei (Resolução CNE nº 1 de 02/02/2004) na grade curricular de cursos de nível superior correlatas ao programa acadêmico. A comprovação é feita mediante a apresentação de certificado de participação na faculdade.Trata-se de uma possibilidade de ampliar conhecimentos e habilidades de formação acadêmica e profissional.

Quem pode se inscrever no CursoLabDT

Estudantes universitários das mais diversas áreas do saber que tenham interesse em atuar com processos educacionais colaborativos por meio do Design Thinking.

Qual o período mais indicado para fazer o curso?

Recomendamos que o curso seja feito por estudantes a partir do 5º semestre (ou 3º ano).

Quais serão os 5 módulos desenvolvidos no curso?
  • Contexto da educação
  • Introdução ao Design Thinking e ao Design Thinking para Educadores
  • Descoberta e Interpretação
  • Ideação e Experimentação
  • Mão na massa: trabalho final de curso (protótipo)

 

O que é prototipar?

Prototipar é criar protótipos, experimentos, práticas, atividades concretas a partir da aprendizagem que vai ser desenvolvida no curso. No curso, o protótipo será uma atividade prática a ser escolhida pelo participante, relacionada a uma das fases do DT: empatia, ideação ou experimentação.

 

Como está distribuída a carga horária de 24h?

O curso exige um mínimo de 4h de dedicação  por semana no total de 5 semanas de curso, um módulo por semana. Cada participante organiza e distribui o tempo conforme sua disponibilidade. Após o 5º módulo, o participante tem uma semana para entrega do trabalho final (protótipo), atividade essa estimada em 4h.

 

Vai ter certificado?

 

Sim. Todos os participantes que concluírem o curso e realizarem o protótipo final receberão certificado.

Qual o investimento do estudante?

R$ 170,00  (cento e setenta reais) no cartão de crédito ou boleto bancário via Paypal ou Moio. Valor individual e exclusivo para estudantes de graduação regularmente matriculados em qualquer Instituição de Ensino Superior no Brasil.

ATESTADO de matrícula deve ser enviado para o email: cursolab@educadigital.org.br

COORDENAÇÃO DO CURSO

Priscila Gonsales – FellowAshoka, máster em Educação, Família e Tecnologia pela Universidade Pontifícia de Salamanca (Espanha), pós-graduada em Gestão de Processos Comunicacionais pela ECA-USP, especialista em Design Thinking pela ESPM-SP e graduada em Jornalismo pela Cásper Líbero. Atua na área de educação e tecnologia desde 2001. É cofundadora do Instituto Educadigital, consultora da pesquisa TIC-Educação, realizada anualmente pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, professora de Design Thinking na pós-graduação Formação Integral do Instituto Singularidades, uma das autoras do livro Recursos Educacionais Abertos, coautora do livro-guia Como Implementar uma Política de Educação Aberta, editora da versão em Português do material Design Thinking para Educadores e autora do livro Design Thinking e a Ritualização de Boas Práticas Educativas.

FACILITADORA DO CURSO

Dani Veronezi – Graduada em Pedagogia pela Universidade de Brasília (UnB), é Google Certified Educator e Líder de Grupo de Educadores Google. Sócia-fundadora da Casa 10 | Hub de Criativos e da Volare Aprendizagem, atua como Consultora de Educação, com trabalhos desenvolvidos junto a instituições públicas e privadas, tanto nacionais quanto internacionais. Digital (quase que) de nascença, sempre teve fascínio pela tecnologia e constantemente alinha a sua experiência digital à outras áreas do conhecimento para desenvolver estudos, pesquisas e palestras. Também escreve sobre tecnologia, educação, web, cultura digital, movimento maker, criatividade e inovação em portais da web e acha o maior barato viajar pelo mundo da internet.