Um fascículo de coleção que virou livro independente e busca enfatizar o potencial motivador do DT para transformar atividades pedagógicas de qualidade em rituais a serem compartilhados ao longo dos tempos

 

Por Priscila Gonsales 

 

LivroDT-imagemHá exatamente um ano, recebi o convite de uma grande editora para escrever um fascículo sobre Design Thinking na educação que iria compor uma coleção sobre metodologias para uma aprendizagem ativa. Puxa, fiquei muito contente! Com a rotina atribulada, tantos compromissos e atuação muito voltada para a prática, normalmente sobra pouco espaço para sistematizar os aprendizados do caminho. E a iniciativa Design Thinking para Educadores ia completar 4 anos de aventuras.

Como era fim de semestre e o prazo meados de julho, decidi que o esforço valia a pena. Afinal, seria uma oportunidade ímpar para poder organizar uma escrita ainda incomum aqui no Brasil que é inter-relacionar os princípios do Design Thinking (DT) com as atuais concepções sobre educação de qualidade.

Porém, quando finalizei o texto e as orientações para infográficos, soube que a editora não concordou em colocar licença Creative Commons (versão não-comercial) no meu fascículo, como eu havia solicitado logo quando aceitei o trabalho. Ainda são poucas as editoras que topam projetos mais abertos, uma delas é Cereja/Hedra, com quem fiz este livro aqui.

Infelizmente, tive que deixar o projeto e renunciar a remuneração oferecida, algo que sempre pesa em decisões como essa. Mas para mim, o mais importante naquele momento, era manter coerência com meus próprios valores de abertura na educação, que é a causa pela qual tenho me dedicado nesses anos todos.

Sempre pontuo nas formações de educadores que o DT não é metodologia nem ferramenta para a educação. Mas sim uma abordagem que inspira criar diversas metodologias e, mais do que isso, transformar boas práticas em rituais. Um ritual é sempre aberto pois pode ser adaptado por quem o realiza; é também compartilhado para ser duradouro.

Com um texto pronto na mão, comecei a buscar informações sobre como poderia publicar o livro de forma independente e sem investimento para gráfica. Nesse esforço, encontrei pessoas que me levaram ao editor digital Heinar Maracy, que foi quem me ajudou a publicar no Create Space, um sistema da Amazon em que você pode produzir sua própria publicação e disponibilizar de modo impresso ou digital sob demanda. Se ficou curioso(a) para conhecer o livro, veja aqui.

Priscila Gonsales
Co-founder and director na Instituto Educadigital
Priscila Gonsales
%d blogueiros gostam disto: