Facilitação remota de aprendizagem

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VAGAS ESGOTADAS 

Desde meados de março de 2020, escolas e demais estabelecimentos de ensino tiveram seus espaços fechados em virtude da ação mundial de combate ao avanço da COVID-19. Uma situação jamais imaginada e que pegou a todos de surpresa. Para os profissionais da educação, muitos desafios surgiram relacionados ao que vem sendo chamado de “educação emergencial remota”, para poder oferecer aos estudantes a continuidade dos estudos, mesmo considerando a diversidade de situações, contextos socioeconômicos e familiares, além de limites de acesso a equipamentos e à internet. Este curso convida o(a) educador(a) e qualquer pessoa interessada em facilitar processos educativos de maneira remota a desenvolver mais segurança e confiança para arriscar-se em uma nova habilidade que com certeza será demandada, mesmo no contexto pós-pandemia.

Objetivo do curso: refletir e experimentar possibilidades de facilitação remota de aprendizagem com foco no planejamento do processo e das atividades, considerando a intencionalidade e outros fatores pedagógicos (competências socioemocionais etc),  independentemente da ferramenta a ser utilizada.

Metodologia:  serão 4 encontros on-line e ao vivo, de 3 horas cada (com intervalo), interação em tempo real, mesclando apresentação de conteúdos, concepção teórica e sugestão de atividades praticas com base no pensamento de design (design thinking). As aulas serão gravadas e ficarão disponíveis no ambiente até 3 meses após o encerramento do curso. Um fórum para dúvidas e compartilhamento de ideias entre o grupo ficará disponível durante todo o curso.

Agenda dos encontros 17h-20h

Dia 19 de maio – O que significa facilitar um processo de aprendizagem, diferenças e semelhanças entre o presencial e o a distância, oportunidades que uma situação adversa pode trazer como formação do profissional da educação

Dia 26 de maio – Planejamento da Facilitação por meio da abordagem do Design Thinking: como virar a chavinha do modelo mental, compreendendo o ensino híbrido, rotação por grupos, trabalho diversificado, aquário e como podem ocorrer a distância

Dia 2 de junho –  Ideação e possibilidades considerando situações on-line e off-line, por que vale a pena não reproduzir o presencial, análise de casos e ferramentas abertas que valem a pena conhecer

Dia 9 de junho – Facilitação ideal X Facilitação possível, avaliar o processo em uma facilitação remota, esclarecimento de dúvidas coletivas e orientação da atividade final de curso


Avaliação e certificação
: os participantes terão 15 dias a partir do último encontro para enviar a tarefa final que será uma proposta de facilitação de atividade educativa remota de livre escolha.

Investimento: R$ 350,00 (parcelado em até 3x no Paypal)
bolsa de 20% de desconto para ex-alunos do #cursolabDT, educadores da rede pública, ONGs e estudantes de graduação
cortesia para facilitadores associados do Design Thinking para Educadores

Outras formas de pagamento como depósito em conta, grupos de uma mesma instituição e nota de empenho: contato@educadigital.org.br

 

Facilitadora

Priscila Gonsales –  Máster em Educação, Família e TIC pela Universidade Pontifícia de Salamanca (Espanha), pós-graduada em Gestão de Processos Comunicacionais pela ECA-USP, especialista em Design Thinking pela ESPM, extensão em Inteligência Artificial e Impactos Sociais pela PUC-SP. Diretora-fundadora do Educadigital, organização atuante pela causa da educação aberta associada à promoção dos direitos digitais. Em 2013 foi selecionada como empreendedora social Ashoka e em 2018 reconhecida no Innovactoras del Siglo XXI. Professora da pós-graduação Formação Integral de Educadores no Instituto Singularidades e pesquisadora da Cátedra de Educação Aberta e a Distância na Universidade de Brasília.

Informação adicional

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