Inteligência artificial e alfabetização em dados

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Maio de 2020
Em breve divulgaremos a data

 

Com as constantes mudanças de estrutura e funcionamento da sociedade desencadeadas pelas inovações das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) e da Inteligência Artificial, novos desafios surgem para a educação, especialmente relacionados ao desenvolvimento de valores que incentivem nos jovens a atividade reflexiva, a atitude crítica e a conquista da autonomia.  Passamos de uma sociedade da informação em rede para uma sociedade baseada em dados. Aprender a programar não é mais a urgência do momento, uma vez que os algoritmos de IA, por meio do Deep Learning, atuam de maneira autônoma, a partir da imensa base de dados desestruturados cada vez mais disponível.

No Brasil, assim como em diversos países do mundo, as discussões sobre ética, direitos e regulação vão ganhando força. A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, que vai entrar em vigor em agosto de 2020, traz diversos desafios não apenas para a gestão institucional de uma escola, como também para as práticas pedagógicas.

 

Mentoria on-line e ao vivo – tempo estimado de 2 horas (*)

– Breve história da internet e as revoluções na sociedade
– O que é Inteligência Artificial: origens e como funciona hoje (Machine Learning, Deep Learning)
– O que são dados e metadados
– Educação e a proteção dos direitos digitais
– Desafios que a LGPD traz para a gestão e a prática pedagógica

(*) Para agendar oficina presencial para grupos, entre em contato: contato@educadigital.org.br 

 

Priscila Gonsales –  Máster em Educação, Família e TIC pela Universidade Pontifícia de Salamanca (Espanha), pós-graduada em Gestão de Processos Comunicacionais pela ECA-USP, especialista em Design Thinking pela ESPM, extensão em Inteligência Artificial e Impactos Sociais pela PUC-SP. Diretora-fundadora do Instituto Educadigital, organização atuante pela causa da educação aberta associada à promoção dos direitos digitais. Por seu trabalho pioneiro na área foi selecionada como empreendedora social Ashoka em 2013 e pelo projeto Innovactoras del Siglo XXI em 2018. É professora da pós-graduação Formação Integral de Educadores no Instituto Singularidades, em São Paulo e pesquisadora da Cátedra de Educação Aberta e a Distância na Universidade de Brasília.

 

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Informação adicional

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