IED inicia campanha de financiamento coletivo para organizar recursos educacionais digitais com licenças abertas disponíveis online

 

imagem_videoQue tal ter acesso a uma plataforma de busca de objetos digitais em diferentes mídias mas que são de fato REA? Mas, afinal, o que são os REA?

REA são materiais de ensino, aprendizado e pesquisa, disponíveis em qualquer suporte ou mídia, preferencialmente em plataformas ou formatos livres (software livre), que estejam sob domínio público ou licenciados de maneira flexível, permitindo que sejam utilizados, distribuídos ou adaptados por terceiros. 

Dito de outra forma, são materiais que permitem o uso, reuso, e adaptação. Já é possível encontrar REA na internet pelas buscas avançadas do Google ou Flicker por exemplo. Mas ainda não existe uma plataforma que os classifique por áreas do conhecimento, disciplina, nível escolar nem que facilite o entendimento dos tipos de licenças.

O REliA vai ser criado em wordpress, um software livre, e será um remix da primeira versão da plataforma Escola Digital,  elaborada em 2013 pela empresa Digimag – Criação e Desenvolvimento dentro da parceria —Instituto Educadigital – Instituto Natura – Instituto Inspirare —na época. O Educadigital deixou de executar o Escola Digital a partir de 2014.

“Quando cocriamos o Escola Digital, optamos pelo uso do wordpress justamente pela possibilidade de diferentes configurações e remixes que a ferramenta pode proporcionar”, ressalta Priscila Gonsales. “No Escola Digital já implementamos, na etapa inicial do projeto, a possibilidade de busca de objetos por licenças de uso, mas o foco do Escola Digital sempre foi oferecer uma oferta variada de recursos, preferencialmente gratuitos, mas não exatamente abertos”, explicou.

Quer fazer parte e ter seu nome na lista de apoiadores dessa iniciativa?

Saiba mais aqui no Catarse! 

Priscila Gonsales
Co-founder and director na Instituto Educadigital
Priscila Gonsales
%d blogueiros gostam disto: