Realizado pela primeira vez em São Paulo, formação adaptou os 12 estágios do famoso monomito para as fases de Interpretação, Ideação e Experimentação do DT para Educadores

 

DTJornada

Mandala desenhada para o novo curso e algumas referências bibliográficas

Com carga horária de 16 horas, o curso presencial Design Thinking e a Jornada do Herói na Educação foi realizado pela primeira vez em São Paulo, nos dias 24 e 25 de março, no campus Liberdade da FMU, que foi parceira na cessão de espaço. Em 2017, ao entrar no 3º ano da iniciativa Design Thinking para Educadores, o Educadigital vem elaborando novas temáticas de formação, associando outros conhecimentos à abordagem do DT.  A ideia de trazer a Jornada do Herói vem ao encontro de uma proposta de destacar a importância do tema do autoconhecimento.

Para cocriar a formação, o Educadigital convidou o designer Ricardo Ferrer, um dos idealizadores do Jogo do Herói, um instrumento lúdico baseado no tema da Jornada Herói, focado em autoconhecimento e desenvolvimento humano. Para o novo curso, foi elaborada uma metodologia a partir de uma mandala desenvolvida especialmente para a formação. Os participantes puderam utilizar o recurso nas fases de Interpretação, Ideação e Experimentação do desafio construído em grupo.

“Ao perceberam o caminho do Design Thinking como uma jornada de transformação, os participantes se empenharam em construir soluções robustas que considerassem os pontos crítcos para a mudança necessária”, explica Ricardo Ferrer.

grupoJornada

Grupo de participantes do curso Design Thinking e a Jornada do Herói na Educação

Para Patrícia Nogueira, professora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), que já havia feito outras formações do Educadigital, a proposta foi bastante assertiva e facilitou ainda mais a compreensão dos objetivos da abordagem na educação. “Gostei muito, na verdade achei que ficou um casamento perfeito e ajudou o grupo no momento de interpretar as necessidades da persona envolvida no desafio”, destaca.

“A ideia é combinar cada vez mais o DT com outros conhecimentos”, anuncia a diretora-executiva do Educadigital, Priscila Gonsales. Dentre os temas previstos estão: neurociências, inovação aberta, projeto de vida do estudante e mundo maker.

Confira o álbum de fotos da formação, clique aqui.

 

Share This