MEC reúne universidades parceiras e sociedade civil para apresentar os resultados do desenvolvimento do trabalho em prol do novo modelo de avaliação, aquisição, fomento e distribuição de Recursos Educacionais Digitais

 

 

OGP-22fevNo dia 22 de fevereiro, a Secretaria de Educação Básica do MEC, liderada pela coordenadora-geral de Tecnologia e Inovação na Educação Básica, Marlucia Amaral, apresentou à Parceria Governo Aberto (OGP-Brasil) os resultados de um ano de desenvolvimento e execução do compromisso #6 sobre recursos educacionais digitais, que tem como objetivo possibilitar o reuso, a adaptação e a valorização da diversidade e pluralidade da educação brasileira.

O compromisso #6 foi elaborado em colaboração entre gestores públicos do MEC e diversas organizações da sociedade civil. Por seu caráter de promoção dos valores de educação aberta e de recursos educacionais abertos (REA), o MEC foi convidado para apresentar as realizações em torno do compromisso no 2º Congresso Mundial de REA da UNESCO em 2017.

Desde o lançamento do compromisso, várias ações em prol da educação aberta começaram a surgir no âmbito do MEC, tais como: plataforma integrada de recursos educacionais digitais, integrando todo o acervo do MEC e indicando recursos de parceiros, licença aberta no PNLD 2019, o edital de robótica, a criação de um Grupo de Trabalho sobre REA e mais recentemente, o novo modelo para o edital do Guia de Tecnologias.

No mesmo dia 22, no período da tarde, foi realizada a audiência pública para apresentação do modelo de edital para o Guia de Tecnologias do MEC que, pela primeira vez, traz a obrigatoriedade de indicação de licença para os itens que serão apresentados, se a licença é aberta ou proprietária. Além disso, dentre os critérios mínimos para as tecnologias digitais aprovadas que vão estar no Guia, está a disponibilização das evidências de efetividade após a utilização, em formato aberto para que o MEC possa realizar trabalhos de avaliação da qualidade do uso. O modelo foi desenhado por pesquisadores especialistas da Universidade Federal de Alagoas.

Confira a gravação da audiência pública:


 

Share This