Educadigital e CIEB, organizações integrantes do grupo de cocriação com compromisso #6 do 3º Plano de Ação do OGP-Brasil, participam de reuniões no MEC para acompanhamento das ações de execução

 

MECreuniaoNos dias 18 e 19 de abril, a diretora-executiva do Educadigital, Priscila Gonsales, participou de reuniões de apoio e acompanhamento da execução do compromisso 6 sobre Recursos Educacionais Digitais do 3º Plano de Ação da Parceria Governo Aberto Brasil (OGP-Brasil) no Ministério da Educação (MEC), junto à equipe do CIEB – Centro de Inovação para a Educação Brasileira.

Como parte do 3º Plano de Ação, o Brasil se comprometeu a estabelecer um “novo modelo de avaliação, aquisição, fomento e distribuição de Recursos Educacionais Digitais – RED”. Este, o compromisso #6, está sob responsabilidade da Coordenadoria-Geral de Mídias e Conteúdos Digitais (Secretaria de Educação Básica) e sua implementação vem sendo acompanhada mensalmente pela CGU (Controladoria Geral da União). Inclui ações relacionadas a construção de uma plataforma que disponibilize recursos digitais, dando “prioridade aos que permitem uso, reuso e/ou adaptação”. Por esse, e outros engajamentos, a formação visa aprofundar questões que possam auxiliar aos servidores da SEB na busca pelas metas definidas no compromisso da OGP bem como a melhor construção de políticas e projetos que caminhem ao encontro de uma educação mais aberta. O compromisso já foi apresentado durante uma audioconferência global do OGP, saiba mais aqui.

Em parcerias com as Universidades Federais de Santa Catarina e Paraná, o MEC está desenvolvendo uma plataforma de recursos educacionais digitais que vai reunir todo o acervo dos portais independentes: Portal do Professor, TV Escola e Banco Interamericano de Objetos Educacionais Digitais (BIOE). Trata-se do Portal Integrado MEC (nome provisório), que está utilizando tecnologia livre e vai permitir que educadores façam download do acervo e também upload de suas próprias produções e criem coleções para compartilhar com outros educadores, como se fosse uma playlist musical.

O Portal vai ser ao mesmo tempo um repositório (armazenamento de recursos) e um referatório (indicação de recursos externos). Como parte do Compromisso #6, todas as informações sobre licenças de uso precisam ser disponibilizadas de maneira clara para os usuários.

Uma das reuniões envolveu empresas e fundações privadas que atuam na área de educação e produzem materiais diversos que poderão ser referenciados no Portal, porém, com algumas regras de compartilhamento segundo metadados básicos (título, licença, nível de ensino, área do conhecimento etc) e também em relação à gratuidade dos objetos.

O IED, por meio da Iniciativa Educação Aberta, vai promover em maio uma formação para a equipe gestora do MEC sobre Educação Aberta, Recursos Educacionais Abertos e Licenças Abertas, como parte do processo de implementação do Compromisso e também como parte do Guia de Educação Aberta para Gestores Públicos que está sendo elaborado com patrocínio do CGI.br.

 

 

 

 

 

Share This