Professores e pesquisadores das instituições de ensino superior participantes do sistema que leva graduação a distância para todo o Brasil terão a oportunidade de aprender mais sobre educação aberta e recursos educacionais abertos

 

página inicial do curso REA no Moodle

página inicial do curso REA no Moodle

Em desenvolvimento desde 2016 e previsto para lançar a primeira turma em março de 2018, o curso REA para a UAB está sendo finalizado pela Iniciativa Educação Aberta, parceria entre o Instituto Educadigital e a Cátedra UNESCO de Educação Aberta do Nied/Unicamp. No dia 6 de novembro, em Campinas, a equipe de moderadores do curso se reuniu para detalhar os processos da oferta do curso, incluindo procedimentos e atividades práticas que serão propostas aos participantes.

Elaborado a partir de releituras de cursos internacionais sobre o tema, assim como de iniciativas nacionais, como a da UFPR (Universidade Federal do Paraná) — primeira no Brasil a criar uma política de incentivo à produção e disponibilização de conteúdos em licença aberta que são produzidos pelos docentes — o curso REA da UAB está organizado em percursos formativos a partir de procedimentos em relação a REA, alinhados com as competências REA que foram lançadas no 2º Congresso Internacional de REA da UNESCO. Veja mais aqui.

Para preparação do curso foi realizado um mapeamento de uso e percepções sobre REA que mostrou que há muitas dúvidas em relação a domínio conceitual e prático de aspectos como o licenciamento e licenças Creative Commons. Outro ponto destacado no estudo foram os receios quanto aos direitos autorais e licenciamento. Para ler a íntegra do relatório, acesse aqui.

 

Share This